A labaça ou língua-de-vaca ocorre no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, hibernando no …


A labaça ou língua-de-vaca ocorre no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, hibernando no calor e crescendo no outono -inverno. Suas folhas são uma PANC de uso tradicional na Europa.
.
As espécies mais comuns por aqui são #rumexcrispus #rumexobtusifolia e #rumexbrasiliensis

As folhas possuem um sabor refrescante, ácido e ligeiramente amargo. Elas são utilizadas cruas, mas a recomendação é que sejam preferencialmente cozidas ou refogadas, e lembram a textura de algas marinhas. São ricas em vitamina C, vitamina K, ferro e antioxidantes.

🌿 Escolha folhas jovens, recem abertas, que preservam a textura suave. Notei que nascendo em locais sombreados e úmidos elas possuem melhor sabor e textura.
.
Identificação e Habitat:
A labaça é perene e atingir até um metro de altura quando em floração. Suas folhas são longas, encaracoladas e apresentam uma coloração verde brilhante. É encontrada em áreas úmidas, como margens de rios, hortas e beira de estrada.

Sugestão de usos culinários:

🥗 Saladas: As folhas jovens podem ser usadas cruas, adicionando um sabor azedinho às saladas verdes. Combine com ingredientes como tomate cereja, queijo e castanhas, para um contraste de sabores.

🍜 Sopas e Caldos: As folhas bem jovens de labaça podem ser cozidas em sopas e caldos, conferindo um sabor azedo característico. Experimente adicioná-las no final do processo de cozimento para preservar suas propriedades. Ah sim, elas ficam com um verde mais pálido, é normal.
.
🥧 Recheios e Tortas: Experimente picar finamente as folhas e incorporar a recheios de tortas salgadas. O sabor azedo e levemente amargo adiciona profundidade aos pratos e combina especialmente bem com queijos cremosos.

📝 Lembrando sempre da importância de obter conhecimento específico antes de realizar a coleta e o consumo de plantas selvagens. Mais dicas de identificação no meu livro, Matos de Comer, dessa e de outras 280 espécies. Clique no link azul no meu perfil, ou em livropanc.com.br
.
#labaça #guilhermeranierilabaça #panc #matosdecomer



Source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *